Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Na noite desta terça-feira, 14, a Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Guarapuava, promoveu o encontro “Força, Coragem e Cuidado: a jornada da mulher empreendedora na vida e na saúde.”, em alusão ao Outubro Rosa. O evento reuniu produtoras rurais associadas, esposas, filhas e noras de sócios no salão de festas do Sindicato para uma noite de reflexão, inspiração e conscientização sobre a importância do autocuidado e da prevenção ao câncer de mama.
A programação contou com a dinâmica “Árvore da vida”, em que cada participante deixou sua marca ao colocar sua impressão digital colorida em uma árvore simbólica. Além disso, houve sorteio de brindes e um coquetel preparado especialmente para elas, promovendo momentos de integração, leveza e celebração.
Um dos destaques da noite foi a palestra da produtora rural Cleonice Aparecida Kufener Schuck, proprietária do Anila, que compartilhou sua trajetória de desafios e conquistas no campo, conectando o cuidado com os negócios ao cuidado com a saúde tanto física quanto mental.
Cleonice destacou a multiplicidade de funções que as mulheres exercem no dia a dia, muitas vezes acompanhada de uma busca constante pela perfeição, o que pode levar ao esquecimento do próprio bem-estar. “Normalmente nós nos deixamos para trás, e a saúde física depende da saúde mental, que é a primeira que se esgota, muitas vezes a gente não percebe isso e acaba refletindo em doenças e situações que a gente poderia ter controlado, ter trabalhado de uma forma diferenciada, principalmente respeitando os nossos limites. Eu acredito que nós temos muito a contribuir enquanto mulheres, a nossa sensibilidade, o nosso olhar, tanto na sociedade, nas escolas, enfim, de uma forma geral na sociedade, mas nós precisamos estar bem, estar equilibradas e com isso também incentivar e inspirar outras mulheres”, destacou a palestrante.
O encontro foi uma iniciativa da Comissão de Mulheres do Sindicato Rural de Guarapuava, com o apoio do Sistema FAEP, reforçando o compromisso da entidade com a valorização feminina no campo e a conscientização sobre a saúde da mulher.