Sindicato Rural de Guarapuava | Mobile InovaçãoAgro 2025 atraiu 1.800 pessoas

Sexta-feira, 22 de agosto de 2025

InovaçãoAgro 2025 atraiu 1.800 pessoas

A terceira edição do InovaçãoAgro, promovido nos dias 20 e 21 de agosto, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, pelo Sindicato Rural de Guarapuava, apresentou uma ampla vitrine do que o agronegócio regional e nacional tem de mais moderno em tecnologias digitais e tendências de sustentabilidade. 

Para uma iniciativa deste porte, mais uma vez, os organizadores somaram forças: com realização do Sindicato Rural de Guarapuava, o evento teve patrocínio do Sistema FAEP, Agrária, FEAPR, CREA-PR, Timac Agro e apoio da Embrapa, IDR-PR, Governo do Paraná, Faculdade Guarapuava, SEAGRI, SEBRAE, SENAC, Sindirepa, Sindusmadeira, Unicentro, Agronomia e Big Data Unicentro.

À abertura do evento, realizada pelo presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, estiveram presentes várias lideranças, como o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, e a vice, Rosângela Virmond, além de vereadores e representantes de órgãos públicos ligados à agropecuária, além dos patrocinadores.

Representando na cerimônia o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o vice-reitor da Unicentro, Ademir Juracy Fanfa Ribas, comentou em entrevista que o evento segue uma ideia de inovação: “O importante é que o Sindicato Rural está fazendo um evento que, além de todas as ações que nós vemos, com os estandes, palestras, atividades – que são fundamentais – está colocando em prática hoje o que chamamos de tríplice hélice da inovação, que é um conceito teórico, que é a parceria entre as empresas privadas, que são os profissionais, empreendedores do agronegócio, presentes aqui, o governo, municipal, estadual ou nacional, que também está presente, e as universidades. Essa junção com certeza só tem que ter sucesso. Esse conceito de inovação que a gente aprende na teoria, nos bancos escolares, está aplicado na prática no InovaçãoAgro”.

Após os pronunciamentos, o protocolo prosseguiu com a entrega do Certificado de Adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de pequeno porte) para uma família de produtores de Pinhão e outra de Guarapuava.

Ao todo, no evento, estiveram presentes 16 empresas expositoras, 10 startups e apresentação de equipamentos como drones, simuladores de voo e de máquinas agrícolas como trator e colhedeira. 

Considerando que novos olhares sobre o agro e a economia em geral, que vem se transformando rapidamente no ritmo das novas tecnologias, são tão importantes quanto novos maquinários, o InovaçãoAgro deste ano trouxe 18 nomes relevantes em setores ligados à agropecuária, de empresários a pesquisadores, passando por consultores e digital influencer, totalizando 16 horas de palestras. Com isso, as apresentações enfocaram a inovação sob várias perspectivas, desde a necessidade de harmonia entre gerações de produtores rurais, para definir a velocidade de implantação das novidades tecnológicas na propriedade, até a chamada “descomoditização”, quando profissionais ou empresas, inclusive do setor rural, percebem que é preciso se diferenciar pela via da inovação para se manter no mercado. A metagenômica aplicada ao solo para ajudar na produção agrícola, o ecossistema de inovação dentro do segmento do agro brasileiro, a importância dos relacionamentos corporativos no meio rural, avanços no monitoramento de pragas e doenças, bionsumos, biometano e a inteligência artificial foram tópicos igualmente abordados.

Completou a programação, mantendo e ampliando o objetivo do encontro, uma série de eventos simultâneos, como reunião do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava, o 5º Encontro de Sanidade Animal (realização da ADAPAR e Conselhos de Sanidade Animal-CSA), a presença da Feira Itinerante de Escolas do Núcleo de Guarapuava (Núcleo Regional de Educação) e um Workshop de 3D.

Àqueles que apreciam inovar até na gastronomia, foram dedicadas duas oficinas, enfocando receitas doces sem açúcar e culinária oriental, organizadas pelo SESC.

Já na Feira de Produtos Regionais, organizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, produtores rurais tradicionais, que decidiram inovar se iniciando na agroindustrialização, mostraram ao público seus produtos, entre os quais queijos premiados no concurso Queijos do Paraná.

Outro momento de destaque foi a etapa de Guarapuava do Ideathon, organizador pelo Sistema FAEP, no dia 21. A competição desafia equipes participantes, formadas por jovens, a apresentar solução para alguma questão real da produção agropecuária. Para isso, elas passam todo um dia concentradas em um dos espaços do evento, debatendo possibilidades e estruturando projetos que são apresentados, no final da tarde, à uma banca avaliadora, que define os vencedores. Neste ano, o tema foi a pecuária de precisão, sustentável e eficiente.

Nesta sexta-feira, 22, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, enalteceu os parceiros que somaram forças com a entidade no InovaçãoAgro, que registrou um público de 1,8 mil pessoas. Numa mensagem, Botelho afirmou: “Gostaria de fazer um agradecimento especial a todos os parceiros que efetivamente participaram do evento InovaçãoAgro. Evento esse que na sua terceira edição superou todas as expectativas de público e de programação. Tivemos vários eventos acontecendo dentro do InovaçãoAgro, no qual passaram mais de 1.800 pessoas não só de Guarapuava, de vários municípios da nossa região como também de até outros estados. Obrigado mais uma vez pelas parcerias genuínas, pois são essas que criam fundações resilientes e firmes. E que venha o InovaçãoAgro 2026”.

 

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.