Sindicato Rural de Guarapuava | Mobile Sindicato Rural de Guarapuava reuniu 400 pessoas no Dia do Agricultor 2025

Segunda-feira, 28 de julho de 2025

Sindicato Rural de Guarapuava reuniu 400 pessoas no Dia do Agricultor 2025

O Dia do Agricultor 2025 do Sindicato Rural de Guarapuava, realizado na tarde da última sexta-feira, 25, pela entidade em sua sede, com apoio do Sistema FAEP e de diversos outros parceiros, repetiu o sucesso de edições passadas. Em torno de 400 de participantes, entre produtores, familiares e amigos, vindos do município e da região, compareceram para a confraternização.

O evento visa homenagear e celebrar os produtores rurais de todos os setores do agro. Para isso, diretores do sindicato, assim como coordenadoras da Comissão de Mulheres e da Comissão Jovem, também se fazem presentes mantendo um contato direto com os associados.

Na programação da festa deste ano, foram destaque mais uma vez várias brincadeiras e sorteios de brindes, conduzidos pelo jornalista Luciana Bren, além da visitação a estandes de empresas parceiras, que oferecem serviços e produtos ligados direta ou indiretamente à agricultura e pecuária.

Na abertura, o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, se dirigiu aos participantes: “A importância deste evento, o Dia do Agricultor, que estamos comemorando – e hoje é o dia da agricultura familiar – é um reconhecimento da Federação da Agricultura, do Sindicato Rural, a vocês, que labutam para produzir alimentos e principalmente segurança alimentar. A gente pede a Deus que nos ilumine e agradeço a cada um pelo trabalho que têm feito, seja na leiteria, no setor produtivo de animais, no agronegócio, nas empresas, porque estão ajudando o crescimento regional, do Estado do Paraná e do Brasil”.

Botelho lembrou números que apontam para a dimensão do agro nos níveis paranaense e brasileiro: “Representamos quase 25% da força de trabalho e do setor produtivo, trazendo dinheiro para a nação. De tudo o que o Paraná exporta, quase 80%, nos últimos três, quatro anos, vem do agronegócio”.

Ao encerrar sua fala, ele desejou êxito aos produtores: “Pedimos que Deus abençoe vocês, as suas produções, principalmente seus filhos e netos. Que eles consigam ter o sustento viabilizado no futuro dentro da propriedade e, quem sabe, uma nação agradecida pelo trabalho, pelo esforço, que vocês estão fazendo de levar alimento e crescimento para a nação brasileira. Oxalá, tenhamos anos melhores pela frente, que sejamos reconhecidos não só pelo meio rural, pelo interior, mas pelas grandes cidades, as grandes capitais”.

Entre as autoridades, o prefeito de Guarapuava, Denilson Baitala, deixou uma mensagem aos participantes: “É uma honra estar aqui. Rodolpho, quero dar os parabéns à diretoria pela escolha da data: dia de São Cristóvão, Dia do Caminhoneiro. Isso veio bem a calhar. Dia do Agricultor é 28. São dois setores do Brasil que impulsionam a economia. Parabéns a todos vocês e sucesso”. 

A vice-prefeita Rosângela Virmond enalteceu a presença feminina no agronegócio e pediu a todos os participantes uma salva de palmas para as produtoras: “Mulheres valentes, trabalhadoras! Parabéns, Sindicato Rural, pela festa”.  

A deputada estadual Cristina Silvestri também se pronunciou: “Nesta tarde linda, de comemorações, quero parabenizar toda a diretoria, pelo trabalho que vocês fazem no sindicato, por todos nós, agricultores, sempre promovendo eventos e cursos. Isso é muito importante. Hoje é um dia de alegria, de comemoração, Dia do Agricultor. Estamos aqui para dizer que nós realmente merecemos esta homenagem. Desde o pequeno agricultor, que coloca a nossa alimentação de todo dia na mesa, o médio, grande, que traz divisas e que eleva a nossa balança comercial”.

Os homenageados do Dia do Agricultor também exaltaram a edição 2025 do evento. O casal de produtores rurais, Luciano Pontarolo e Ana Paula Ransolin, compareceu com os filhos e contou à REVISTA DO PRODUTOR RURAL como viu a comemoração: “Para nós, é um reconhecimento, como produtores, que estamos na batalha do dia a dia. Pelo sindicato promover esta festa, a gente se sente prestigiado, porque não é fácil ser produtor. O sindicato, colocando esta festa aqui, fala: ‘venha aqui se divertir, descansar um momento, porque agora é o teu dia’”, comentou Luciano. 

Ana Paula completou: “nesse evento, é possível as famílias se encontrarem, saírem de suas casas, porque estão lá sempre trabalhando. Assim, elas vêm aqui, acabam conhecendo pessoas, encontrando outros produtores, outras famílias”. 

A produtora Maria de Lourdes Tulio também comentou a festa, sublinhando que o encontro abre ainda a oportunidade de ter contato com novidades nos estandes dos patrocinadores: “O evento traz conhecimento, de diversas empresas parceiras. Algumas coisas que não temos como ir buscar, eles vêm e trazem. A gente encontra com os produtores e vê coisa nova. Nosso sindicato está de parabéns”.

Ao lado de pais e avós, a constante presença de jovens dá igualmente a medida da confraternização que o Dia do Agricultor vem proporcionando. Da nova geração, quem também compareceu foi a digital influencer Pietra Roth, de Guarapuava. De origem rural, ela enfoca temas do campo em postagens bem-humoradas. Em entrevista, Pietra pontuou que o agro está no dia a dia do país: “Acho esse evento muito importante, porque é uma forma de homenagear quem está sempre no dia a dia, nessa luta, no campo e faz parte do prato de cada brasileiro. Não só os homens, mas também as mulheres, que vêm tomando cada vez mais a frente nesse mundo do agro, que está sendo cada vez mais sendo reconhecido”.

Durante o evento, também foram comemorados os 18 anos da REVISTA DO PRODUTOR RURAL DO PARANÁ, publicação bimestral do Sindicato Rural de Guarapuava. “Ao longo dessa trajetória, tivemos a honra de entrevistar pesquisadores de renome, cujo conhecimento é levado de forma simples e direta a você, produtor da região de Guarapuava. E não paramos de evoluir! Aprimoramos a diagramação, a fotografia e a qualidade gráfica da revista, valorizando sempre os profissionais locais e, especialmente, nossos parceiros e anunciantes, sem os quais não teríamos chegado até aqui. A eles, nosso mais sincero agradecimento!”, disse a editora, jornalista Luciana Bren.

Comentários

Todos os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Você pode denunciar algo que viole os termos de uso.